2. Autoconhecimento - Inteligência emocional

Autoconhecimento.

Uma palavra parece fácil, e de certa forma parece básica, é claro que eu me conheço, é obvio que eu sei quem eu sou. Mas vamos analisar um pouquinho mais a fundo.

Neste texto aconselho você leitor a pegar papel e caneta e começar respondendo algumas perguntas:

  1. Será que eu realmente me conheço?
  2. Será que eu sei o que eu quero hoje?
  3. O que eu quero para o próximo ano?
  4. E daqui a 5, 10 anos qual é a minha meta de vida?
  5. Como estou me comportando diante das dificuldades?
  6. Estou ajudado as pessoas ao meu redor?
  7. Se sim, estou ajudando com humildade?
  8. Tenho feito comparação com os outros?
  9. Tenho buscado conhecimento?
  10. Estou me aplicando em coisas uteis?
  11. Tenho buscado a Deus?
  12. Tenho orado e clamado pela minha nação?

São muitas as perguntas que podemos fazer e dependendo da resposta ficaremos surpresos com o resultado de como de fato estamos vivendo e se estamos fazendo o melhor para o nosso Deus.

Neste texto quero deixar algumas reflexões e incentivar você a buscar por este autoconhecimento.

Na bíblia em Gálatas, Paulo um homem muito inteligente, apóstolo de Jesus Cristo, fala sobre a importância de autoconhecimento, e ainda nos fala para não nos compararmos a outras pessoas.

Gálatas 6. 4:

        “Que cada pessoa examine o seu próprio modo de agir! Se ele for bom, então a               pessoa pode se orgulhar do que fez, sem precisar comparar o seu modo de agir              com o dos outros.

        O dicionário diz que Autoconhecimento é: conhecimento de si próprio, das suas                    características, qualidades, imperfeições, sentimentos; que caracterizam o indivíduo            por si próprio.

Ou seja, a bíblia já falava de autoconhecimento há muitos anos, e olhando o texto completo de Paulo em Gálatas 6, vemos que Paulo escreve uma carta aos irmão da igreja de Gálatas, pedindo para que eles ajudem uns aos outros, no meio deste pedido ele diz para que cada irmão ajude com humildade e desta forma estarão obedecendo a lei do Senhor.

Em Gálatas 6. 5 - 10 Paulo diz:

        “Porque cada pessoa deve carregar a sua própria carga.
         A pessoa que está aprendendo o evangelho de Cristo deve repartir todas as suas             coisas boas com quem a estiver ensinando.
         Não se enganem: ninguém zomba de Deus. O que uma pessoa plantar, é isso                  mesmo que colherá. Se plantar no terreno da sua natureza humana, desse terreno          colherá a morte. Porém, se plantar no terreno do Espírito de Deus, desse terreno          colherá a vida eterna.
         Não nos cansemos de fazer o bem. Pois, se não desanimarmos, chegará o tempo             certo em que faremos a colheita.
         Portanto, sempre que pudermos, devemos fazer o bem a todos, especialmente aos          que fazem parte da nossa família na fé.”

Paulo neste texto nos motiva a nos conhecer e não nos enganarmos achando que já nos conhecemos e já vivemos uma vida plena, eu sou um cidadão de bem, eu pago os meus impostos, eu ajudo os pobres.
Mais assim como Paulo diz no versículo 7, não nos enganemos, de Deus ninguém se esconde, ninguém é inocente pelas suas ações, Deus conhece o nosso coração.

É importante lembrarmos dessas coisas e quando fizermos qualquer coisa precisamos ter a convicção de que fazemos o nosso melhor porque é para Deus.

Colossenses 3:23

        “O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o                  Senhor e não as pessoas.”

Paulo finaliza o capítulo 6 com os últimos conselhos e pôr fim a benção, Gálatas 6.18:

        “Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos vocês, meus irmãos!           Amém!

Que essa benção possa alcançar a minha vida e a sua vida, e que todos os dias eu me examine para caminhar no autoconhecimento, e dessa forma ir mais longe na caminhada com Jesus Cristo.

Busque de Jesus, este autoconhecimento todos os dias, e seja cada vez mais imitador de Jesus, quanto mais parecermos com Jesus mais agradamos a Ele.

Que tal agora voltarmos ao início do texto e começarmos a responder, todas as questões novamente? Talvez depois dessa reflexão as suas respostas mudem, mais que possamos pôr em prática tudo o que aprendemos hoje, e que todos os dias possamos percorrer a jornada do autoconhecimento.

Que Deus te abençoe!!!


Selaine Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Buscando a Intimidade com Deus.

Viver contente!!!